Google

terça-feira, 31 de julho de 2007

Educação no PAN

Os cariocas que me desculpem, mas educação sempre vai bem...

Tudo começou com vaias ao presidente na abertura do PAN, deixo bem claro que não defendo nenhum político, mas se o povo elegeu vamos respeitar a opinião da maioria (ainda mais que grande parte do povo brasileiro mantém em alta a sua popularidade). Claro que o Rio de Janeiro em massa não queria o cara, mas o Rio não pode falar sozinho por todo país, ainda mais com vaias que não servirão em nada pra tirá-lo de lá. Para isso temos as eleições.

Durante os jogos... De novo vaias e mais vaias. Qualquer jogo que tivesse EUA em campo os norte-americanos eram vaiados. Gente, os atletas não são o Bush!!!!

E a Argentina?

Tudo bem que existe um estranhamento com a Argentina na Copa, mas em todas as outras modalidades também? Se não fosse pelo excesso de vaias anteriores talvez passasse até por normal... E dá-lhe vaias!

Alguém poderia me dizer quem ficou em primeiro lugar no PAN?

Durante o vídeo com os melhores momentos, só vi uma homenagem aos atletas brasileiros, que embora mereçam o nosso apoio e agradecimento aos seus esforços prestados, ficaram em terceiro lugar no placar geral. Parabéns aos nossos atletas por tal mérito!!!

Mas e quanto a Cuba que ficou em segundo lugar e aos EUA que ficaram em primeiro?

E os outros atletas que ficaram em outras posições?

Visão partidária e egocêntrica do nosso país heim? Que recepção calorosa... imaginem se não fosse? Se fosse estrangeira não voltaria mais aqui.

No encerramento, mais um exemplo de palhaçada... O representante do PAN não podia completar uma frase sem ser aplaudido. Aplausos são de bom grado, mas com exagero, são uma interrupção desagradável e inconveniente.

Quanto ao agradecimento pela calorosa recepção carioca, não vejo onde ela possa se encaixar em meio a vergonhosa falta de educação...

Ainda no discurso de encerramento, só de ser citado, o presidente tornou a receber vaias mas não as recebeu sozinho, também foram vaiados o governador e o prefeito do Rio de Janeiro.

Os cariocas podem não ter escolhido o presidente, mas os governantes do Estado e do Município? Francamente foi pura e simples falta de educação.

Pra não dizer que só falei do povo do Rio de Janeiro, aos outros brasileiros que foram assistir e seguiram o mau exemplo está valendo essa observação.

Nossa imagem já está tão feia fora do país, vamos estragá-la ainda mais? Pra quê?

Não gostou é só não aplaudir, o silêncio sim pode dizer muito mais do que um gesto mal educado.

Abraços a todos.

Luciana Barbin

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Transformers

Para quem ainda está curtindo as férias, o cinema é uma ótima opção.

Transformers está em cartaz e é um excelente filme pra muitos adultos e claro tb pras crianças e jovens. Assisti esse filme esta semana, e posso garantir que os efeitos estão muito bons.

A história do filme está bem parecida com a dos desenhos da década de 80.

Não percam!!!!

Abraços a todos

Luciana Barbin

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Suflê de Legumes

Ingredientes:

1 xícara (chá) de leite
1 cubo de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de amido de milho
3 gemas
3 colheres (sopa) de margarina
1 lata de seleta de legumes (escorrida)
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
3 claras batidas em neve

Para untar: margarina

Modo de Preparo:

Unte 5 fôrmas refratárias individuais (8cm de diâmetro) e reserve. Ferva 1/2 xícara (chá) de leite, dissolva o caldo de legumes e reserve. Dissolva o amido de milho no leite restante, junte as gemas, misture bem e reserve.

Pré-aqueça o forno em temperatura média (180oC). Em uma panela, derreta a margarina em fogo médio. Acrescente o caldo de legumes dissolvido, a mistura de leite e cozinhe até engrossar, mexendo sempre. Adicione a seleta de legumes, o queijo e misture bem. Retire do fogo.

Incorpore as claras em neve, misturando delicadamente. Distribua a massaentre os refratários reservados, coloque-os em uma assadeira grande e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Brasil no PAN

Por motivo do acidente com o avião da TAM no aeroporto de São Paulo, os jogadores brasileiros do PAN estão usando tarjas pretas nos uniformes em sinal de luto.

Nesta manhã tivemos 5 medalhas de ouro na natação e já estamos próximos do 2o lugar com diferença de apenas 1 medalha de ouro de Cuba.

O nosso futebol feminino deu um show, as nossas meninas marcaram 10 x 0 no Equador. Parabéns!!!!

Veja o quadro de medalhas:

http://espnbrasil.uol.com.br/rio2007/mais_pan.aspx?inf=medalhas

Vamos continuar torcendo pelo nosso querido Brasil.

Abraços a todos

Luciana Barbin

terça-feira, 17 de julho de 2007

Parabéns a Jade Barbosa

Jade Barbosa e sua equipe conquistaram a medalha de prata no Pan no último sábado. Jade foi a segunda melhor ginasta em todos os aparelhos.

Essa carioca de 16 anos mostrou ontem que tem muita fibra e talento, mesmo não ganhando medalha conquistou o 4o lugar, fazendo uma ótima apresentação numa disputa emocionante.

Mais uma vez parabéns Jade, você vai longe!

Abraços

Luciana Barbin

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Pan Americano

Estive olhando os jogos do Pan e percebi que nossos atletas tem se esforçado bastante.

Pra quem estava esperando que Daiane dos Santos ganhasse uma medalha... A nossa ginasta teve complicações nos tornozelos e pediu para sair do Pan. Uma pena, mas saúde em primeiro lugar.

Mas, enquanto isso, convido quem puder assistir aos jogos. Nesta segunda o Volei feminino do Brasil está jogando contra o México. Parece que a nossa seleção feminina vai lavar as mexicanas, que aliás estão jogando como colegiais de 15 aninhos. Fique atento o jogo começou às 15 hs.

Abraços a todos

Luciana Barbin

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Reciclagem

Estamos enfrentando um período mundialmente crítico em relação ao aquecimento global.

Gostaria de lembrar que uma das maneiras de cada um de nós ajudarmos o meio ambiente a se recuperar é através da reciclagem. Além de evitarmos que o lixo se propague no meio ambiente (pois matas são derrubadas pra virar aterro), também ajudamos pessoas cuja renda é insuficiente para o sustento da família. Sendo assim, ajudamos na renda de famílias carentes e também a preservar a natureza. Não estou dizendo que se todos reciclassem não haveria mais aterros sanitários, mas se nosso lixo fosse apenas orgânico, a quantidade seria reduzida. E boa parte dessa matéria orgânica poderia virar adubo, podendo inclusive ser comercializada.

Mas quando falo em reciclagem não me refiro a ensacar o lixo, jogá-lo no lixão ou latão que fica na rua para que o catador tenha que abrir os sacos para procurar.

Esse tipo de atitude só gera mais desordem e poluição. Gostaria de lembrar que a grande maioria de catadores não separa ítens recicláveis por amor a natureza, mas sim porque gera renda para eles.

Se nós separarmos nossos plásticos, vidros e latas eles não precisarão mais revirar e espalhar o nosso lixo doméstico pela rua.

Deixo aqui meu exemplo, conheço alguns catadores que passam com frequência pela minha rua. São eles que chamo para cuidar do meu quintal quando preciso, e também para eles separo tudo que seja reciclável. Creio que assim esteja fazendo minha parte.

Gostaria que outras pessoas pudessem fazer o mesmo.

Abraços a todos

Luciana Barbin

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Carne-Seca com Mandioca

Ingredientes:

1/2 kg de carne-seca cortada em cubos
1 colher (sopa) de óleo de milho
400g de mandioca picada
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 cubo de caldo de carne
1 pimentão vermelho médio picado

Modo de Preparo:

De véspera, coloque a carne-seca em uma vasilha e cubra com água para dessalgar (troque a água 4 vezes). No dia seguinte, coloque a carne em uma panela de pressão, acrescente meio litro de água, tampe e cozinhe por cerca de 20 minutos. Escorra e reserve.

Na mesma panela, aqueça o óleo de milho em fogo médio. Acrescente a carne, a mandioca, o extrato de tomate e misture bem. Dissolva o cubo de caldo de carne em 1 litro de água fervente, despeje sobre a carne, tampe a panela e cozinhe por cerca de 20 minutos ou até a mandioca ficar macia.

Retire do fogo e cozinhe com a panela destampada até o caldo encorpar. Acrescente o pimentão, misture delicadamente e sirva em seguida.

terça-feira, 10 de julho de 2007

Educação

O que está havendo com a educação em nossas escolas?

Não importa se é pública ou particular, o contraste dos alunos de hoje com os de uma ou duas décadas atrás (que dirá antes) é cada vez maior.

Do ponto de vista histórico, até a década de 1980, a escola era muito rigorosa e a disciplina era imposta pelo medo. Eram escolhidas a dedo as pessoas que tinham direito a uma educação privilegiada, não só em escolas públicas como também nas particulares.

Um período em que se realizavam provas de classificação para ocupar uma vaga no antigo ginásio.

O povo, em se tratando de pessoas de baixa renda e escolaridade por parte dos pais e avós, esses cursavam o antigo grupo escolar que equivale hoje ao ensino de primeira a quarta série.

Nos grupos escolares podia-se encontrar em grande maioria descendentes de imigrantes italianos e de escravos.

Da grande massa desfavorecida desses grupos, pouquíssimos conseguiam através do esforço de suas famílias atingir o nível necessário para passar em provas seletivas para o antigo ginásio, hoje quinta a oitava série.

Sabemos que a educação anda devagar ainda nos dias de hoje e que o ensino público é ainda deficiente, mas ainda assim é um progresso. Quando as pessoas vão acordar? Mesmo que a pessoa não venha de um núcleo privilegiado, hoje em dia pode cursar o ensino fundamental, médio, profissionalizante, tecnológico e quem sabe até a faculdade.

Até bem pouco tempo isso era um sonho quase impossível, e hoje mesmo depois de tantos esforços de tantas pessoas bem menos favorecidas, vemos alunos de várias classes sociais que espancam professores e funcionários nas escolas ou espancando pessoas gratuitamente nas ruas.

De onde vem essa violência gratuita? É hora de prestarmos atenção ao nosso redor.

Nossos jovens vêem que o crime, a corrupção, infrações de trânsito e outros delitos, simplesmente passam impunes. Se antes temíamos as consequências de nossos atos, hoje não temos consequências.

Isso começa desde cedo, quando vem o primeiro bilhete da escola com uma reclamação de nossos filhos. Uns por excesso de "zelo" defendem os filhos mesmo duvidando se é merecida ou não uma bronca do professor, e vem a desculpa de que é perseguição e que o professor foi injusto, outros casos os pais ignoram comunicados da escola deixando os filhos impunes e a escola sem ação, porque aquela e as próximas notificações nunca terão resposta.

Baseado nesses fatos fica bem claro o rumo que as coisas estão tomando.

Adultos e jovens, faço aqui um apelo: tenham filhos apenas se realmente quiserem e tiverem condições principalmente emocionais. O diálogo vem sempre em primeiro lugar, às vezes quem está de fora vê defeitos que nós pais não vemos, muitas vezes por causa da cegueira do amor, outras por que não temos vocação para a responsabilidade.

Pensem nisso.

Abraços

Luciana Barbin

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Greve nos aeroportos x Jogos do Pan

Que vergonha!

Um país continental como o Brasil, onde o tráfego aéreo é de extrema importância, é motivo de escândalo e bagunça.

Como se já não bastasse aos cidadãos escândalos políticos que fazem o nosso país perder a credibilidade no exterior, estamos há quase um ano com a novela dos aeroportos.

É INFRAERO pra lá, controlador de vôo pra cá... E ainda temos que engolir político dizendo que isso acontece devido a boa situação financeira do povo, que passagem aérea tem preço popular.

Hora, sendo assim não percam tempo e incentivem as empregadas domésticas que ganham apenas 1 salário a tirarem suas férias em alto estilo.

A pouco li uma matéria no site do Terra e fiquei sabendo que os controladores de vôo não vão mais fazer greve e que está sendo proposto um aumento. O motivo não podia ser outro, o Pan. O governo quer fugir do mico e dar pão e circo ao povo. Afinal quando o assunto é esporte vale até tirar as calças.

Pois é, com o Pan quem sabe a crise não esfria e o povo fica feliz. Como diz o ditado: "o que os olhos não vêem, o coração não sente."

Grande abraço

Luciana Barbin

domingo, 8 de julho de 2007

Arroz Verde

Ingredientes:

2 tabletes de tempero para refogado
1 xícara (chá) de arroz
6 folhas de couve picadas

Modo de Preparo:

Em uma panela, derreta os tabletes de tempero para refogado em fogo médio, mexendo sempre. Acrescente o arroz, a couve e refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente 2 xícaras (chá) de água fervente, tampe a panela e cozinhe por 5 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos. Sirva em seguida.

Cozido com Feijão Branco

Ingredientes:

250g de feijão branco
1 colher (sopa) de óleo de milho
200g de linguiça calabresa cortada em rodelas
600g de peito de frango cortado em cubos
2 tabletes de tempero para feijão
6 colheres (sopa) de extrato de tomate

Modo de Preparo:

Coloque o feijão em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por 30 minutos. Escorra e reserve. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo de milho em fogo médio e frite a linguiça e o frango. Adicione o feijão e misture bem. Dissolva os tabletes de tempero para feijão em 1 litro de água fervente e despeje na panela. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 20 minutos. Retire a pressão e acrescente o extrato de tomate. Misture bem e cozinhe com a panela destanpada por mais 10 minutos ou até o feijão ficar macio. Sirva em seguida.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Vamos aproveitar o inverno

Estamos na época mais fria do ano, embora não esteja tão frio assim em alguns lugares do país. Esse é o período em que não nos preocupamos muito em manter a forma, e portanto, coloquei à disposição algumas receitas próprias para esse clima.

Lembrem-se de não exagerar, pois as comidas no inverno tendem a ser mais pesadas e o frio faz com que bebamos menos líquido.

Sem exageros teremos menos preocupações para o verão!

Continuarei postando mais receitas, com pratos variados.

Abraços a todos

Luciana Barbin

Feijão do Vaqueiro

Ingredientes:

Arroz
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 1 envelope de tempero em pó para arroz
Feijão
  • 1 xícara (chá) de feijão preto, deixado de molho de véspera
  • 1 cebola pequena bem picada ou ralada
  • 1 dente de alho pequeno amassado
  • 4 colheres (sopa) de azeitona preta picada
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto
  • pimenta dedo-de-moça picada a gosto
  • 2 ovos cozidos picados
  • cebolinha verde picada a gosto
Modo de Preparo:

Arroz

Em uma panela aqueça o óleo e refogue o arroz. Acrescente o envelove de tempero em pó e sal a gosto (se achar necessário). Acrescente 1 xícara (chá) de água fervente. Mantenha a panela semi tampada até secar a água.

Feijão

Cozinhe o feijão até os grãos ficarem macios. Escorra e espere esfriar. Numa tijela, junte o feijão, a cebola, o alho e a azeitona. Tempere com suco de limão, o azeite o sal e a pimenta. Misture bem.

Montagem

Numa travessa, distribua o arroz branco. Sobre o arroz distribua o feijão temperadado. Sobre o feijão salpique o ovo e a cebolinha.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Arroz com Cenoura

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 cebola picada
  • 1 xícara (chá) de arroz
  • sal a gosto
  • 1 cenoura média ralada na parte grossa do ralador
Modo de Preparo:

Aqueça a margarina e doure a cebola. Junte o arroz e refogue demoradamente até os grãos ficarem envolvidos pelo refogado. Junte 2 xícaras (chá) de água fervente e tempere com sal a gosto. Quando retomar a fervura, cozinhe em fogo brando, em panela semi-tampada até a água secar. Acrescente a cenoura e misture. Sirva a seguir.

Dica: Esse prato é um bom acompanhamento para o feijão com quiabo.

Tutu de Feijão com Quiabo

Ingredientes:

Tutu

  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 50g de bacon cortado em pedaços pequenos
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 xícara (chá) de feijão carioca, deixado de molho de véspera
  • 100g lombo de porco defumado cortado em pedaços
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de milho
Quiabo:

  • 200g de quiabo
  • sal e suco de limão
  • 2 colheres (sopa) de azeite ou óleo
Modo de Preparo:

Tutu

Aqueça o óleo e doure o bacon. Acrescente a cebola e o alho e doure mais um pouco.
Junte 4 xícaras (chá) de de água e o feijão. Quando levantar fervura, junte o lombo e cozinhe até o feijão e a carne ficarem macios. Retire os pedaços do lombo e desfie em pedaços médios. Nomomento de servir, acrescente a margarina, o lombo desfiado e a farinha, mexendo bem até obter um tutu cremoso.

Quiabo

Corte as pontas dos quiabos e deixe-os de molho por cerca de 1 hora em água com sal e suco de limão. Escorra bem e corte cada quiabo em 2 ou 3 pedaços. Seque os quiabos. Numa frigideira aqueça um pouco de óleo e frite os quiabos aos poucos. Polvilhe sal a gosto. Escorra o quiabo em papel toalha.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

O Preço da Vida

Qual o valor de uma vida humana?

Será que a vida de uma pessoa vale de acordo com a posição sócio-econômica?

Infelizmente no nosso país parece que sim. Se você tem condiçôes para pagar um bom plano de saúde, você é uma pessoa de sorte. Mas, como bem sabemos, a maioria da população brasileira ainda depende do SUS (Sistema Único de Saúde) e não são apenas pessoas com baixo poder aquisitivo não, pois tem muita gente que depende do SUS para aquisição de medicamentos que custam tão caro que precisam da ajuda do governo para adquirir, e dependendo do tipo de tratamento os medicamentos chegam a ultrapassar R$ 1.000,00. Se formos contar então tratamentos que os planos de saúde não cobrem então...

Ontem assistindo ao noticiário fiquei sabendo do caso de um homem que foi diagnosticado por um médico do SUS como sendo um caso de asma. O erro foi absurdo, pois o paciente estava sofrendo um infarto e acabou morrendo por não ter recebido o diagnóstico e tratamento correto.

Esse não é o primeiro erro ocorrido no SUS mas as pessoas tendem a não se lembrar até que tenham sentido na pele, e então pode ser tarde demais.

Uma pessoa que conheço passou por essa experiência, chegou ao pronto socorro e foi diagnosticado com problema de coluna e se queixava de fortes dores nas costas. Após os exames de ortopedia de prache recebeu alta e foi pra casa. Dois dias depois passou muito mal e foi socorrido por amigos que o levaram imediatamente para um hospital particular do Rio onde foi atendido e diagnosticaram que sua aorta estava rompida, necessitando portanto de cirurgia e atendimento de extrema urgência. Sobreviveu por sorte quando as chances eram inexistentes e passa atualmente por cuidados extremos.

Nem sempre acontece um final feliz.

Deixo aqui a pergunta para quem quiser responder....

Quanto vale uma vida humana?

Abraços a todos

Luciana Barbin

Apresentação

Olá! Seja bem vindo!
Em breve publicaremos novidades.

O funcionamento desse blog será estruturado com a participação dos visitantes que quiserem postar suas próprias idéias e comentários.

Agora que demos o primeiro passo com a inauguração é só aguardar as postagens que serão feitas o mais breve possível.

Abraços a todos.


Luciana Barbin