Google

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Gripe Suína H1N1

Estou de volta!!!!

Desculpem minha ausência, porém eu estava com a tal gripe suína assim como todos que moram comigo.

Estamos todos bem. Assim como fui informada, fazendo repouso e controlando a febre, ela não ia ser pior que qualquer outra gripe.

O caso é que na cidade onde moro os hospitais públicos não estão internando os pacientes em estado grave. Pois é... de acordo com uma matéria de um jornal local, 2 mulheres morreram de pneumonia após terem passado dias correndo aos hospitais públicos, onde por fim, ao constatarem que a gripe (não diagnosticada como suína) havia evoluído para pneumonia.

O prefeito da cidade diz que não há casos de H1N1 em Petrópolis. E que agora vai começar a treinar os profissionais da saúde pra atender aos possíveis casos.

Agora que toda a cidade já pegou a gripe e nem sabe disso? Isso se chama desinformação. Apenas 11 casos suspeitos foram enviados pra Fio Cruz, e posso garantir que entre esses não estão os 6 casos de ocorrência em minha família. (Nós não procuramos hospitais públicos e nossos casos não foram registrados por não serem considerados graves)

Qual seria a possibilidade de 2 parentes que moram comigo terem pego a gripe suína só porque trabalham no Rio de Janeiro? Enorme. Assim como eles muitos petropolitanos também trabalham no Rio ou fazem estágio.

É uma ilusão o prefeito achar que o vírus não chegou na cidade.

Leiam o artigo na íntegra:

PMP pode adiar aulas para prevenir gripe
ROQUE NAVARRO

Adiamento das aulas é parte de um plano de ações que está sendo traçado pela Prefeitura para o enfrentamento dos casos da gripe suína.


JAQUELINE RIBEIRO
Redação Tribuna

O prefeito Paulo Mustrangi está estudando a possibilidade de adiar a volta às aulas por uma semana para prevenir o risco de contaminação pela gripe H1N1, mais conhecida como gripe suína.
“Apesar de ainda não termos nenhum caso de gripe suína confirmado, considero que, como medida de prevenção, podemos retardar a volta às aulas por uma semana, do dia 3 para o dia 10. Mas só tem sentido fazermos isso se a medida também for adotada nas escolas particulares, onde a probabilidade de alunos terem viajado durante as férias é maior”, comentou o prefeito.
O assunto deverá ser definido nesta semana, após reunião com representantes das escolas particulares. Em relação às universidades, que tem retorno de aulas previsto para amanhã, a orientação será para que alunos com gripe evitem frequentar as aulas enquanto estiverem doentes.
Em função do avanço no número de casos da gripe em todo o Brasil, a Prefeitura convocou uma reunião de emergência com a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, profissionais de saúde, diretores dos hospitais municipais, representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Cruz Vermelha, Guarda Municipal e das quatro universidades. O objetivo foi traçar estratégias e montar uma estrutura de ação para prevenir a gripe na cidade, que recebe um grande fluxo de turistas.
Aparecida Barbosa reafirmou que em Petrópolis ainda não existe nenhum caso confirmado da doença, mas diante do avanço do número de casos em todo o país é necessário que sejam adotadas medidas preventivas. “Em reunião na Secretaria de Estado de Saúde, recebemos a informação de que o risco hoje é de que 30 a 40% da população seja contaminada pelo vírus H1N1. Já tínhamos indícios que apontavam para uma preocupação, estávamos percebendo uma diferença no atendimento nos hospitais municipais, que vêm registrando o dobro do número de atendimentos. Ainda não tivemos nenhum caso confirmado da doença, mas nosso esforço é para que se isso acontecer tenhamos uma estrutura pronta para atender bem as pessoas”, disse.
De acordo com os dados apresentados pelo setor de epidemiologia, a cidade teve até agora 11 casos suspeitos encaminhados à Fiocruz para análise. Um deles foi descartado e os demais não foram confirmados. “Temos um caso que foi coletado no dia 29 de junho e encaminhado, mas até hoje não tivemos o resultado. Por isso, hoje o que se prioriza é o tratamento adequado dos casos graves”, afirmou Aparecida Barbosa, frisando que a população não deve se alarmar com a situação.

Secretaria de Saúde prepara infraestrutura de hospitais

Como medida de prevenção a Secretaria de Saúde está orientando e treinando os profissionais da área e preparando a infra estrutura dos hospitais públicos para o atendimento à população, com a implantação de um sistema de triagem, leitos especiais e melhor infra estrutura de trabalho para os profissionais.
No HMNSE está sendo estuda da instalação de uma tenda para triagem dos pacientes, que em caso de sintomas de gripe poderão receber máscaras. Profissionais que trabalharem diretamente com pessoas com sintomas também devem usar a proteção, como medida preventiva para evitar a disseminação da doença. No HMNSE, uma sala também foi destinada ao atendimento de pacientes com suspeita da gripe. A Prefeitura estuda ainda a implantação de uma estrutura na área de fisioterapia do HAC. Também como medida preventiva, o hospital está disponibilizando dois leitos de UTI para adultos e três para crianças, além de 10 leitos específicos para o tratamento de pacientes com sintomas da doença.
A secretária lembrou que hoje o medicamento fornecido pelo Ministério da Saúde está disponível apenas na sede da Fiocruz, por isso, para agilizar os casos em que seja necessário buscar o medicamento (Tamiflû) para tratamento de pacientes, quatro veículos foram disponibilizados ao setor de Epidemiologia. Os veículos foram cedidos pela CPTrans, Secretaria de Educação, Comdep e Guarda Municipal. Um telefone celular também foi disponibilizado ao setor de epidemiologia para o atendimento pelo número 8816-6028.
A Cruz Vermelha colocou à disposição da Prefeitura o veículo UTI Móvel da entidade e seu corpo de voluntários, que irão atuar em ações de divulgação, para prevenir a doença.
De acordo com a secretária Aparecida Barbosa, não há motivos para pânico, uma vez que a cidade ainda não registrou nenhum caso da doença. Ela frisou que o objetivo da reunião foi mobilizar os profissionais e montar uma infra estrutura para atendimento à população em caso de necessidade.
A Prefeitura pretende ainda realizar uma campanha de prevenção à gripe junto à população, orientando sobre as medidas que devem ser adotadas para evitar o contágio e também fornecendo informações sobre os sintomas da doença. A secretaria alerta ainda que as pessoas devem evitar os ambientes fechados e as aglomerações.

Jornal Tribuna de Petrópolis

Este jornal renova a página diariamente, portanto nào coloquei o link pois não há busca a matérias para edições anteirores.

Caso queiram acompanhar outras matérias desse jornal: e-Tribuna http://64.182.246.200/

Luciana Barbin

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Erva-doce




Sabia que a erva-doce também é conhecida como anis?

Aliás, o anis-estrelado também é chamado de "anis" por ter sabor quase idêntico ao da erva-doce, sendo que mais forte.

A erva-doce é originária do Egito e também é muito usada na culinária italiana, onde é preparada crua em saladas.

Há quem pense que o chá de erva-doce é apenas para bebês (que facilita a liberação de gases dos pequenos e também é calmante), porém, possui propriedades expectorantes, além de ser diurético, digestivo e coagulante.

Funções terapêuticas:
  • alivia cólicas causadas por gases
  • combate diarréia e vômitos
Partes usadas:

  • caule - xarope e licores
  • raiz - (infusão) para efeitos diuréticos
  • sementes - (infusão) alivia cólicas causadas por gases, combate diarréia e vômitos
  • folhas - usadas como condimento e infusão
Agora é só aproveitar tudo de bom que essa plantinha possa oferecer.

Se quiser saber um pouco mais sobre a erva-doce visite: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/erva-doce/erva-doce-1.php

Luciana Barbin

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Vinho

Muito frio, chuva... nada pra fazer no final de semana.

Errado!!!

É um excelente momento para um bom vinho. (Com moderação, até porque pinguço não vê qualidade...)

Um bom vinho pode ser apreciado a dois, com amigos e parentes ou até mesmo sozinho.

Para quem gosta de reunir amigos e familiares aos domingos, a dica é uma entrada de salada verde, seguida é claro de uma bela massa italiana (pode ser um fetuccini ou canelone). Para acompanhar um bom vinho italiano (tinto).

Essa é a minha dica para esse fim de semana de muito frio que está batendo à nossa porta.

Mas... antes que eu esqueça, se você mora em um lugar que não esteja tão frio, pode optar por uma boa pizza com os amigos acompanhada de sangria (vinho tinto suave com frutas).

Bom proveito!!!

Luciana Barbin