Todo mundo em algum momento da vida já fez ou ao menos pensou em fazer alguma dieta. Como eu não sou uma pessoa diferente... já fiz muitas, a maioria funciona mas como são muito rigorosas e com porções, que além de pequenas, não são muito atrativas, muitas vezes desistimos ou quando conseguimos encarar o desafio rezamos pra que logo chegue ao fim.
Pronto!!! Eis a brecha para o famoso efeito sanfona. Simplesmente porque assim que atingimos o objetivo achamos que estamos liberados pra comermos o que quisermos.
Fiz algumas pesquisas a respeito do assunto e acho que podemos dar um jeito nessa situação.
O consumo de vegetais (frutas, verduras e legumes) é realmente essencial, não há como fugir disso. Entretanto, há como tornar mais prazeroso o preparo desses pratos mais
light.
A principio recusei a ideia que um legume pudesse ficar melhor que a minha lasanha... mas fica tão bom quanto se for bem preparado.
Primeiro passo: reduza o sal.
O sal retém muito líquido e pode causar problemas renais e de pressão.
Um belo truque que tenho usado é o de substituir os cubos de caldo convencionais (galinha, carne e legumes) pelos cubos
light com menos sal e menos gordura.
Segundo passo: não as gorduras!!!
Não precisa dizer que nunca mais vai comer batata frita ou bife à milanesa, mas não precisa ser todo dia.
Mantenha um cardápio leve e saudável de segunda à sexta, e deixe as massas e frituras para os fins de semana. (Mas sem exageros.)
Terceiro passo: diminua o açúcar.
Sem exagero. Um bom começo é usar o adoçante da sua preferência no café e no chá. Quanto aos refrescos existem marcas que já vem com adoçante e são muito bons de sabor melhor do que os convencionais.
Aquele bolo de laranja ou de fubá do café da tarde (desde que coma uma fatia) com um chá ou café com adoçante já vai ficar um pouco mais magro.
Essas dicas não vão fazer ninguém perder peso rapidamente, mas já são um começo para a reeducação alimentar.
No próximo artigo vou falar sobre outros amigos da saúde.
Luciana Barbin