Google

quarta-feira, 4 de julho de 2007

O Preço da Vida

Qual o valor de uma vida humana?

Será que a vida de uma pessoa vale de acordo com a posição sócio-econômica?

Infelizmente no nosso país parece que sim. Se você tem condiçôes para pagar um bom plano de saúde, você é uma pessoa de sorte. Mas, como bem sabemos, a maioria da população brasileira ainda depende do SUS (Sistema Único de Saúde) e não são apenas pessoas com baixo poder aquisitivo não, pois tem muita gente que depende do SUS para aquisição de medicamentos que custam tão caro que precisam da ajuda do governo para adquirir, e dependendo do tipo de tratamento os medicamentos chegam a ultrapassar R$ 1.000,00. Se formos contar então tratamentos que os planos de saúde não cobrem então...

Ontem assistindo ao noticiário fiquei sabendo do caso de um homem que foi diagnosticado por um médico do SUS como sendo um caso de asma. O erro foi absurdo, pois o paciente estava sofrendo um infarto e acabou morrendo por não ter recebido o diagnóstico e tratamento correto.

Esse não é o primeiro erro ocorrido no SUS mas as pessoas tendem a não se lembrar até que tenham sentido na pele, e então pode ser tarde demais.

Uma pessoa que conheço passou por essa experiência, chegou ao pronto socorro e foi diagnosticado com problema de coluna e se queixava de fortes dores nas costas. Após os exames de ortopedia de prache recebeu alta e foi pra casa. Dois dias depois passou muito mal e foi socorrido por amigos que o levaram imediatamente para um hospital particular do Rio onde foi atendido e diagnosticaram que sua aorta estava rompida, necessitando portanto de cirurgia e atendimento de extrema urgência. Sobreviveu por sorte quando as chances eram inexistentes e passa atualmente por cuidados extremos.

Nem sempre acontece um final feliz.

Deixo aqui a pergunta para quem quiser responder....

Quanto vale uma vida humana?

Abraços a todos

Luciana Barbin

Nenhum comentário: