Google

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Reciclagem

Estamos enfrentando um período mundialmente crítico em relação ao aquecimento global.

Gostaria de lembrar que uma das maneiras de cada um de nós ajudarmos o meio ambiente a se recuperar é através da reciclagem. Além de evitarmos que o lixo se propague no meio ambiente (pois matas são derrubadas pra virar aterro), também ajudamos pessoas cuja renda é insuficiente para o sustento da família. Sendo assim, ajudamos na renda de famílias carentes e também a preservar a natureza. Não estou dizendo que se todos reciclassem não haveria mais aterros sanitários, mas se nosso lixo fosse apenas orgânico, a quantidade seria reduzida. E boa parte dessa matéria orgânica poderia virar adubo, podendo inclusive ser comercializada.

Mas quando falo em reciclagem não me refiro a ensacar o lixo, jogá-lo no lixão ou latão que fica na rua para que o catador tenha que abrir os sacos para procurar.

Esse tipo de atitude só gera mais desordem e poluição. Gostaria de lembrar que a grande maioria de catadores não separa ítens recicláveis por amor a natureza, mas sim porque gera renda para eles.

Se nós separarmos nossos plásticos, vidros e latas eles não precisarão mais revirar e espalhar o nosso lixo doméstico pela rua.

Deixo aqui meu exemplo, conheço alguns catadores que passam com frequência pela minha rua. São eles que chamo para cuidar do meu quintal quando preciso, e também para eles separo tudo que seja reciclável. Creio que assim esteja fazendo minha parte.

Gostaria que outras pessoas pudessem fazer o mesmo.

Abraços a todos

Luciana Barbin

Nenhum comentário: